Finalidade

Tipo de imóvel

Dormitórios

Valor

Busca por código


Mercado de locação exige separação clara entre setor residencial e comercial

Para aprimorar o mercado de locação, uma alteração considerada urgente pelo vice-presidente de gestão patrimonial e locação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Walter Cardoso, é a separação clara entre as regras da locação residencial e a comercial.

 

Cardoso entende que esses perfis de locação são altamente diferentes, não sendo possível tratar um processo de locação para uma família da mesma forma como se trata a locação feita pelas grandes empresas. Para isso o presidente sugere criação de capítulos específicos na Lei do Inquilinato.

 

“Definitivamente, não faz sentido manter as atuais condições. O aluguel residencial possui regras que não se aplicam à área comercial, notadamente quando se avalia a grande evolução que ocorreu – e continua a ocorrer – no mercado corporativo, cuja complexidade e práticas exigem normas peculiares”, diz Cardoso.

 

Nova Lei do Inquilinato

 

Cardoso reconhece os benefícios da nova Lei do Inquilinato, que melhorou muito as relações entre inquilinos e proprietários de imóveis para moradia. O equilíbrio, entre outras vantagens, permitiu que muitas unidades que estavam fechadas voltassem ao mercado, o que refletiu na redução dos valores dos aluguéis.

 

Para o presidente, as leis precisam se adequar a realidade do mercado. Isso, inclusive, traz benefícios para todos, tanto sociedade quanto empresas. “Assim foi, por exemplo, com o patrimônio de afetação, a criação dos fundos de investimento imobiliário, o marco regulatório do crédito imobiliário e o programa Minha Casa, Minha Vida”, explica o presidente.

 

Segmento de inflexão

 

Para Cardoso, o momento atual exige inovação no segmento comercial. É preciso, ainda, oferecer garantias similares às existentes na área residencial. “Estamos com um bom mercado, mas com marco regulatório insuficiente”, avalia o presidente.

 

Existe ainda a necessidade de padronizar as áreas locáveis de escritório, “de forma a se definir uma referência nacional, haja vista que o setor utiliza parâmetros internacionais que, embora consagrados, podem não refletir perfeitamente a nossa realidade”, diz o presidente.

 

Fonte: Infomoney
imagem imagem imagem imagem
Seu imóvel no lugar certo!
Rua Antonio Garcia , 7-35 Salas 7 e 8
Bauru-SP T: (14) 3224 2800 (14)99782 2800 (14)98198 2800