Finalidade

Tipo de imóvel

Dormitórios

Valor

Busca por código


Casa própria: feirões podem ser boa oportunidade, mas é necessário ter cautela

A conquista da casa própria pode ser a realização de um sonho, mas também o início de um pesadelo, caso o consumidor não tome certos cuidados antes de fechar o negócio.

 

Uma boa oportunidade para comprar um imóvel são os feirões, que possibilitam ao consumidor ter contato com inúmeras ofertas em um só lugar. Um dos maiores deles será realizado pela Caixa Econômica Federal a partir da próxima sexta-feira (4) em 13 cidades e trará 430 mil imóveis, entre novos e usado. Porém, é importante avaliar cada proposta.

 

De acordo com o presidente da Amspa (Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências), Marco Aurélio Luz, comprar um imóvel em feirão pode ser uma boa oportunidade desde que sejam oferecidas boas condições de preços e juros. “Além disso, é importante que o consumidor não se deixe levar por impulso, caso contrário, poderá ser induzido ao erro”, conta.

 

Luz ainda aconselha que o consumidor pesquisa as taxas que terá de arcar e compare em mais de um estande.

 

Escolha do imóvel

 

Nos feirões, o consumidor pode escolher se quer comprar um imóvel usado ou na planta e, para cada um deles, é necessário alguns cuidados específicos antes de fechar o negócio.

 

Na planta: quem decide comprar um imóvel na planta não deve deixar agir pelo impulso. Antes de fechar o negócio, é importante pequisar sobre a construtora, se há reclamações sobre atraso nas obras ou de qualidade do imóvel.

 

Segundo Luz, o consumidor pode pedir para a empresa o registro de incorporação, que dará a garantia de que o imóvel pode ser comercializado.

 

Usado: para os consumidores que desejam comprar um imóvel usado, o presidente da Amspa avisa que é importante visitar o imóvel e conversar com o vizinhos, com o objetivo de ver se a oferta e a localização do imóvel atendem suas necessidades.

 

Imóvel ocupado: pode acontecer de alguns imóveis que estão à venda no feirão estarem ocupados, o que pode gerar problemas posteriormente. O presidente da Amspa explica que, por isso, é importante visitar o imóvel. Assim, é possível ver se existem moradores e conversar com eles para saber se há algum processo na Justiça. “Se houver um processo, o atual morador pode ganhar e o consumidor terá o dinheiro devolvido, porém, depois da conclusão do processo”, finaliza.

 

Fonte: Infomoney
imagem imagem imagem imagem
Seu imóvel no lugar certo!
Rua Antonio Garcia , 7-35 Salas 7 e 8
Bauru-SP T: (14) 3224 2800 (14)99782 2800 (14)98198 2800